DILMA 13 21/12/09  

a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, apareceu pela primeira vez em público sem peruca nesta segunda-feira (21), depois de vencer um câncer linfático com quimioterapia. Ela chorou ao participar em Brasília da entrega do Prêmio Direitos Humanos 2009 a Inês Etiene Romeu, sua companheira de combate à ditadura militar.
Ao falar no evento, Dilma também emocionou o público ao lembrar seus tempos de luta contra a ditadura. "É o testemunho da coragem, da generosidade e dignidade de uma geração. Quem viveu aquele tempo é capaz de compreender com razão, memória e coração. É sempre doloroso lembrar de todos que foram para a cadeia e de todos que foram de uma forma ou de outra barbaramente torturados. Muitas vezes tiraram dessas pessoas a dignidade e muitas vezes a vida", disse a ministra.
Mineira, como Dilma, Inês Etiene era estudante e bancária em Belo Horizonte quando se engajou na resistência antiditatorial. Presa em 1971, em São Paulo, pelo célebre delegado-torturador Sérgio Paranhos Fleury, sofreu os mais selvagens suplícios e foi condenada à prisão perpétua. Só foi libertada em 1979.
Também participando da entrega do prêmio, o vice-presidente José Alencar, veterano da luta contra o câncer, elogiou o novo visual de Dilma. "Eu já passei por isso. Eu também perdi o cabelo, mas agora está nascendo. Eu estou meio calvo ainda, mas está nascendo. Agora, está bonito o cabelo dela. Está moderno", disse Alencar.
Lula: "Cada gesto valeu a pena"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, igualmente presente, destacou a pré-candidatura presidencial da ministra ao falar sobre os perseguidos pela ditadura. "Se alguém torturou a Dilma, se alguém achou que a vida tinha acabado, ela é possível candidata a presidente", lembrou Lula. "Cada gesto de vocês, cada choque que vocês levaram, cada apertão que vocês sofreram valeu a pena, porque nós garantimos que não haverá mais retrocesso nesse país", afirmou ainda o presidente.
O presidente brincou com o fato de a ministra estar sem a peruca na cerimônia : "Vocês viram eu botando a mão no cabelo do Zé Alencar ( vice-presidente). É que teve um tempo que tinha caído o cabelo do Zé Alencar. E vocês estão percebendo que a Dilma está de cabelo novo? Não é peruca, não. É cabelo normal dela que voltou a se apresentar em público", disse Lula. A ministra usava peruca desde maio para disfarçar a queda de cabelo causada pela quimioterapia. Em setembro, os médicos anunciaram que o tratamento tinha sido bem sucedido e que a ministra estava livre do câncer. Da redação Vermelho, com agências


[get this widget]

Read More...
AddThis Social Bookmark Button

DIÁRIO ON LINE 19/12/09  

Acidente deixa filho de Bandeira (PT-BA) em estado gravíssimo

Acidente ocorreu no Rio de Janeiro, na tarde de sexta feira. Abraão Bandeira, 26, está na UTI em estado grave

Diário da REgião com informações do Blog GEraldo José

Abrãao Bandeira em foto de familia.

Abrãao Bandeira em foto de familia.

Conforme noticiado pelo blog de GEraldo José, o filho do deputado Joseph Bandeira (PT), Abrão bandeira sofreu acidente automobilístico na cidade de Campos, no Rio de Janeiro. As informações do Hospítal de Campos dão conta de que o estado dele é gravíssimo, está entubado e em coma na UTI. O carro dirigido por ele capotou em uma ladeira e o deputado Joseph Bandeira só tomou conhecimento ao desembarcar hoje, no Aeroporto de Petrolina. O parlamentar estava vindo de Brasília e já seguiu para o Rio com mãe de Abraão, Cristina Cordeiro. Abraão Bandeira, 26 anos, é advogado e ia para o trabalho quando sofreu este grave acidente. Abrão estava se preparando para vir passar natal e ano novo com a família aqui em Juazeiro segundo informações repassadas pelo seu tio Maurício Dias Cordeiro (Mauriçola).


[get this widget]

Read More...
AddThis Social Bookmark Button

BLOG DA VEREADORA CRISTINA COSTA 19/12/09  

Situação do matadouro de Petrolina ainda não está resolvida

A vereadora Maria Helena sugeriu a criação de um decreto legislativo para cancelar o contrato atual

Diário da Região

A polêmica sobre a terceirização dos trabalhos do matadouro de Petrolina ganhou na manhã de ontem, mais um capitulo durante uma reunião na Câmara Municipal.


O debate girou em torno da possibilidade, através de decreto legislativo, da suspensão do contrato firmado entre a prefeitura e a empresa contratada para
administrar o matadouro.


De acordo com os vereadores a prefeitura deveria ter levado a discussão ao legislativo para que houvesse uma ampla discussão com as partes envolvidas e interessadas no assunto.


Para o ex-gestor do matadouro, Ronaldo Souza há deficiência no serviço do matadouro, e essa questão não foi aberta para a população. “Houve um grande erro da gestão municipal, de não abrir uma discussão para saber a opinião da população e dos marchantes. Quem convive com essa situação no dia-a-dia não foi valorizado”, disse.


A vereadora Maria Helena sugeriu a criação de um decreto legislativo para cancelar o contrato atual do matadouro. “Vamos amadurecer a idéia desta Casa produzir um decreto legislativo sustando esse contrato, e só a partir de 2010 discutir um modelo de gestão para o matadouro”, sugeriu.


Já a
vereadora Cristina Costa se posicionou favorável a idéia de sustar o contrato. “Esse ajuste de conduta também é um subsídio que serve para nós vereadores encaminharmos o decreto legislativo para tentar suspender esse contrato, mas sempre coloquei a linha do dialogo, nada de agir politicamente pela linha da emoção”, ressaltou.



[get this widget]

Read More...
AddThis Social Bookmark Button

Fundo de incentivo ao ensino superior 19/12/09  

Direção da Facape propõe criação de fundo de incentivo ao ensino superior

Na última quinta-feira (10) a direção da AEVSF/FACAPE se reuniu com os vereadores que compõem a Comissão de Educação da Câmara Municipal de Petrolina. O assunto em pauta foi a discussão do projeto de Lei 1892/06 que cria o FMIES- Fundo Municipal de Incentivo ao Ensino Superior.

Segundo o Presidente da AEVSF Rinaldo Remígio Mendes, o fundo será uma forma justa de requerer junto ao poder público, recursos para a realização de investimentos na Facape, além de custear parte da mensalidade dos alunos.

Participaram da reunião o diretor Executivo da Facape Romério Pereira Galvão, o diretor Administrativo e Financeiro Mário Silvio Campos, o professor Pedro Norberto Melo, e os vereadores Osinaldo Valdemar de Souza (PSB), Alvorlande Henrique da Cruz (PTC) e o assessor parlamentar da vereadora Cristina Costa (PT) Misael Torres.



[get this widget]

Read More...
AddThis Social Bookmark Button

DEP. ISABEL CRISTINA 19/12/09  

Emenda de Isabel Cristina amplia programa Chapéu de Palha

terça-feira, 19/12/2009

cristina webUma emenda da deputada estadual Isabel Cristina (PT) garantiu a inclusão de mais trabalhadores no Programa Chapéu de Palha. São os embaladores, auxiliares de casa de embalagens e de câmaras frias e tratoristas da fruticultura, que haviam ficado de fora da primeira fase do Programa, em maio de 2009.

O texto atende uma justa reivindicação dos trabalhadores rurais do São Francisco que trabalham nos diversos setores que compõem a cadeia produtiva da fruticultura irrigada. “Com esta medida o programa faz justiça e torna-se completo, pois atende a todos os trabalhadores que lidam com a fruticultura em nossa região”, afirmou a deputada Isabel Cristina, mostrando-se muito feliz com a aprovação da emenda. “O governo estadual encara com seriedade as necessidades do trabalhador rural. Isso significa mais comida na mesa das famílias,” concluiu.

O projeto de Lei n° 1377/2009, de iniciativa do Governador Eduardo Campos, aprimora o programa tanto na área da cana-de-acúcar como da fruticultura irrigada. Serão beneficiados os trabalhadores desempregados na entressafra que atuaram em até três safras anteriores.

Ao todo, sete municípios são contemplados. Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Belém do São Francisco, Cabrobó e Orocó. Na próxima entressafra cada beneficiado receberá R$ 232,50 durante os três meses longe das atividades da fruticultura. Os filhos dos beneficiados receberão aulas de reforço e as mulheres participarão de atividades educativas.

Deputada realizou Audiência Pública em 2007 que discutiu gratuidade na UPE, luta que hoje virou realidade em PE

segunda-feira, 19/12/2009

Deputada realizou Audiência Pública em 2007 que já discutia gratuidade na UPEA deputada Isabel Cristina, que é professora da UPE em Petrolina, prestigiou na manhã desta segunda-feira, 14, a assinatura pelo governador Eduardo Campos, na Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco – FCAP, do decreto que pôs fim às taxas que eram cobradas pela instituição. Com a iniciativa, que começa a valer a partir de janeiro de 2010, a UPE deixa de ser a única universidade pública do estado a cobrar taxas.

A luta de estudantes e docentes pela gratuidade das mensalidades e autonomia da UPE vem sendo acompanhada de perto há vários anos pela deputada Isabel Cristina, que no dia 24 de setembro de 2007, promoveu Audiência Pública na Assembléia Legislativa de Pernambuco, para discutir a questão, momento que contou com a presença de professores, estudantes e funcionários da Instituição.

“A decisão do governo estadual de por fim às taxas cobradas pela UPE foi comemorada por todos nós que ajudamos a construir a história da UPE e que vêm hoje se concretizar uma luta histórica”, destacou Isabel Cristina.



[get this widget]

Read More...
AddThis Social Bookmark Button

UPE/FFPP terá Núcleo de Estudo Afro-Brasileiro em 2010  

UPE/FFPP terá Núcleo de Estudo Afro-Brasileiro em 2010 e planeja curso de pós-graduação em História da África

quinta-feira, 10/12/2009

foto 1 simposio

O I Simpósio de Cultura Afro-brasileira do Vale do São Francisco, ocorrido no último dia 9 em Petrolina, no Neuman Hotel, já começou a produzir frutos.

Logo após o encerramento do evento, foi anunciado que em 2010 será implantado na FFPP (Faculdade de Formação de Professores de Petrolina) o Núcleo de Estudo Afro-Brasileiro (NEAB).

O núcleo tem por objetivo o desenvolvimento de ações educacionais relacionados à formação continuada e à capacitação de professores no que concerne às Diretrizes para Educação das Relações Étnico-raciais e Ensino de História e Cultura Afro-brasileiras e Africana.

Outra boa notícia para os professores de Petrolina e Juazeiro é a criação do Curso de Pós-Graduação em História da África, também na UPE/FFPP.

As duas ações foram definidas numa rápida reunião entre a deputada estadual Isabel Cristina(PT), a vereadora Cristina Costa, a diretora da FFPP Socorro Ribeiro e o Secretário Executivo do Comitê de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado, Jorge Arruda, que também é coordenador do NEAB da Unicap, em Recife.



[get this widget]

Read More...
AddThis Social Bookmark Button

DO CARLOS BRITO  

STR de Petrolina decide pauta coletiva

domingo, 13/12/2009

100_5411A pauta da convenção coletiva do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina foi aprovada na noite de ontem num grande encontro no Rio Express Show.

Várias autoridades marcaram presença como os secretários Ranilson Ramos e Fernando Bezerra Coelho (PSB), a deputada estadual Isabel Cristina (PT), o secretário de agricultura do município Pedro Henrique, o superintendente do Funtepe, José Estevo (Mantena), os vereadores Osinaldo Souza (PSB) Cristina Costa (PT) Alvorlandre Cruz (PTC) entre outros.

A Banda Chacal fez a parte musical do evento.



[get this widget]

Read More...
AddThis Social Bookmark Button

BELAS DICAS  

Como cuidar das mamas durante a gravidez

Posted: 10 Dec 2009 06:29 AM PST

A gravidez é um período no qual toda mulher fica totalmente sensível e que todas sonham em uma dia passar e por isso devemos tomar muito cuidado com o nosso corpo durante os nove meses de gestação, afinal a gestação nada mais é do que um período de modificações que acontecem diariamente em nosso corpo, [...]

Os principais medos da amamentação

Posted: 10 Dec 2009 06:27 AM PST

Toda mulher sonha em uma dia ficar grávida e dar à luz a um filho lindo, o qual cuidará para o resto de suas vidas, porém a gravidez para muitas não é a sete maravilhas e muitas tem diversos medos relacionados aos medos da amamentação como, por exemplo: não ter leite, sentir dor, ter fissuras [...]

Como fazer uma hidratação noturna

Posted: 10 Dec 2009 06:26 AM PST

A maioria das mulheres sofrem com a falta de tempo para cuidar de si mesma e com isso acabam se deixando sempre em último plano. Mas, saiba que você pode tratar de seus cabelos enquanto dorme. Há algum tempo atrás isso parecia completamente irreal e hidratar os fios enquanto dormimos parecia lago esquisito e moderno [...]

Alisamento e cuidado com os fios

Posted: 10 Dec 2009 06:25 AM PST

Os cabelos lisos viraram mais que uma tendência, viraram um estilo de vida. As escovas podem ser tanto definitivas como temporárias, sendo que elas estão fazendo a cabeça da população feminina de várias idades e de classes sociais. Cerca de sete em cada dez mulheres desejam se livrar dos cachos e ondas e aderirem ao [...]

Saiba o que é Bioplástica Capilar

Posted: 10 Dec 2009 06:23 AM PST

Atualmente muitas pessoas sofrem com a perda de cabelo diariamente em uma quantidade fora do normal e que os deixam para baixos. A maioria das pessoas sofrem com cabelos arrasados, sem vida, quebradiços, com muita queda, cabelos opacos e várias outras características que são causadas por diversos fatores ambientais e agressões com o mal cuidado [...]


[get this widget]

Read More...
AddThis Social Bookmark Button

Lula 'surpreende' o mundo 11/12/09  

Em artigo no 'El País', Zapatero diz que Lula 'surpreende' o mundo

Presidente foi escolhido personagem do ano pelo jornal.
Mundo se dá conta de que Brasil é mais que futebol e praias, diz espanhol
.


Em artigo no El País, Zapatero elogia trajetória do presidente brasileiro (Foto: Reprodução/El País)

Eleito personagem do ano pelo jornal espanhol "El País, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi tema de um artigo assinado pelo primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, com o título "O homem que surpreende o mundo". No texto, Zapatero diz que sente "profunda admiração" por Lula e faz diversos elogios ao colega brasileiro. O artigo faz parte de um suplemento especial com 100 personagens do ano.

"O mundo tem se dado conta que o Brasil é muito mais que carnaval, futebol e praias. É um dos países emergentes que conta com uma democracia consolidada e está chamado a desempenhar nas décadas seguintes uma liderança política e econômica crescente no mundo, assim como já vem fazendo na América Latina com sucesso".



[get this widget]

Read More...
AddThis Social Bookmark Button

Simpósio de Cultura Afro-brasileira, amanhã quarta 09/12/09  

Petrolina sediará I Simpósio de Cultura Afro-brasileira do Vale do São Francisco

sexta-feira, 4/12/2009

Ilustração simpósio

Na próxima quarta-feira, 9 de dezembro, acontecerá em Petrolina o I Simpósio de Cultura Afro-brasileira do Vale do São Francisco, abordando o tema Relações Étnico-raciais e o Ensino da História e da Cultura Afro-brasileira.

O evento terá a participação de Jorge Arruda, secretário executivo do Comitê de Promoção da Igualdade Racial de Pernambuco; do professor e advogado Everaldo Libório e das parlamentares Isabel Cristina (deputada estadual/PE) e Cristina Costa (vereadora/Petrolina).

O objetivo principal é instigar a reflexão conjunta dos participantes por meio da análise e do debate acerca da situação do negro no Brasil, com enfoque nas relações Étnico-raciais e o ensino da História e da cultura afro-brasileira e africana.

“Pretendemos oportunizar a reflexão crítica de forma a estimular a valorização da diversidade cultural que permeia nossos costumes”, explicou a professora Norma Guedes, idealizadora do projeto.

Promovido pelo CAP – Centro de Apoio Parlamentar, o simpósio é voltado para o público em geral, em especial aos estudantes universitários e do ensino médio, professores de História da Rede Pública e Privada, educadores em geral e membros de movimentos afros.

Serviço:

DATA: 9 de dezembro de 2009, a partir das 19h.

LOCAL: Auditório do NEUMAN HOTEL.

Av. Souza Filho, 444 – 1º andar – Centro – Petrolina-PE

Deputada assume relatoria da Comissão Especial de Transposição do Rio São Francisco

quinta-feira, 3/12/2009

Deputada assume relatoria da Comissão Especial de Transposição do Rio São Francisco A deputada estadual Isabel Cristina assumiu nesta quinta-feira, dia 03, a relatoria da Comissão Especial destinada a discutir o Plano Diretor do Desenvolvimento Sustentável do Semi-árido e acompanhar a execução das obras estruturadoras da transposição do Rio São Francisco e da Ferrovia Transnordestina. A instalação da nova Comissão aconteceu na manhã desta quinta, quando também foram eleitos o Presidente e Vice-presidente da Comissão, respectivamente os deputados Raimundo Pimentel e Bringel.

A nova Comissão criada da Assembléia Legislativa de Pernambuco terá o papel de discutir o Plano Diretor do Desenvolvimento Sustentável do Semi-árido e acompanhará a execução das obras estruturadoras da transposição do Rio São Francisco e da Ferrovia Transnordestina.

A deputada Isabel Cristina compõe ainda na Casa, como membro titular, as Comissões de Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher; Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural; e Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática. Isabel Cristina está ainda na suplência das comissões de Finanças, Orçamento e Tributação; Educação, Cultura, Esporte e Lazer; e de Cidadania e Direitos Humanos.



[get this widget]

Read More...
AddThis Social Bookmark Button

LULA, 83% DE APROVAÇÃO  

Ibope revela que 83% aprovam como Lula governa

07.12.2009
Imagens ABC
Lula: popularidade em alta

Brasília - A aprovação ao governo e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva cresceram de acordo com a pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta segunda-feira. De acordo com os dados, 72% dos brasileiros avaliam o governo como bom ou ótimo e 83% aprovam a maneira como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dirige o País.

A avaliação do governo como ótimo ou bom subiu de 69% da pesquisa realizada em setembro para 72% na atual. Em setembro, eram 9% os que consideravam a administração federal ruim ou péssima. Este percentual agora é de 6%. Os que consideram o governo regular somam 21%.
Na análise do desempenho pessoal do presidente, os números também mostraram avanços. São 83% os que aprovam a maneira como Lula governa. Em setembro, eram 81%. Os que desaprovam eram 17% e agora são 14%.
A pesquisa mostra ainda um pequeno crescimento da nota que o brasileiro dá ao governo do presidente Lula. A nota subiu de 7,6 para 7,7. A confiança no presidente também cresceu, de 76% para 78%. Os que não confiam em Lula caíram de 22% para 19%.
46% dos entrevistados acham que o segundo mandato de Lula é melhor do que o primeiro. Este número é dois pontos percentuais acima do registrado em setembro. Outros 40% acreditam que os dois mandatos são iguais e 13% acreditam que o segundo governo é pior.
Avaliação por áreas
Todavia, a avaliação do governo por áreas piorou. No combate à fome e à pobreza, o total de brasileiros que aprova a atuação do governo caiu de 68% para 60%. Os que desaprovam subiram de 30% para 37%. Na educação, os que aprovam a atuação do governo são agora 54%. Em setembro, eram 59% os pesquisados que aprovavam a ação na área. Houve queda também na aprovação das áreas de saúde, meio ambiente, impostos e segurança pública.

Economia

Na análise por áreas, a pesquisa mostra crescimento na aprovação apenas em áreas econômicas. Os que aprovam a forma como se combate o desemprego subiu de 55% para 57%. Os que aprovam a política de taxas de juro são agora 46%, contra 45% em setembro.
O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 143 municípios entre os dias 26 e 30 de novembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.
Os números da pesquisa mostram que a expectativa dos brasileiros para o próximo ano melhorou muito. De acordo com a pesquisa, 44% das pessoas acham que 2010 será muito bom. Em setembro, eram 19% os que tinham esta expectativa. Somando os que esperam um 2010 bom ou muito bom chegasse a 92%. Em setembro, os “otimistas” eram 85%. Apenas 3% acreditam que o próximo ano será ruim ou muito ruim.
Os entrevistados responderam ainda se sua vida melhorou nos últimos dois anos. De acordo com os dados, 59% afirmam que a vida melhorou ou melhorou muito. Na última vez que esta pergunta foi feita pela CNI/Ibope, foram 50% os que responderam desta forma.

Renda

Em relação aos próximos seis meses, cresceu o número dos que acreditam no crescimento da própria renda. Os que prevêem que a renda vai aumentar muito são agora 10% contra 5% em setembro. Os que esperam apenas um aumento são 38% contra 33% em setembro. Os que prevêem continuar como está caíram de 49% para 40%. Os que prevêem queda são 7%, contra 9% em setembro.
Ainda segundo a pesquisa, 42% acreditam em aumento do desemprego. Em setembro, eram 40%. Os que previam queda do desemprego caíram de 25% para 24%. Dos entrevistados, 49% acreditam em aumento da inflação. Em setembro, eram 45% que pensavam desta forma.

A segurança pública surge como tema prioritário para 2010. Foram 33% os que colocaram isso como o tema mais importante para a sociedade no próximo ano. Na sequência, apareceram a educação (17%) e o combate à corrupção (16%).


[get this widget]

Read More...
AddThis Social Bookmark Button

SITE DO PT 08/12/09  

Presidente Ricardo Berzoini
Presidente Ricardo Berzoini
Foto: Paulino Menezes


[get this widget]

Read More...
AddThis Social Bookmark Button

JUVENTUDE PETISTA DE PETROLINA  

A "malandragem" cafajeste do Otavinho

por Luiz Carlos Azenha

Otávio Frias Filho é um cafajeste. A edição da Folha de S. Paulo de hoje, aquela que trouxe como não quer nada uma acusação-bomba ao presidente da República, assinada por outro cafajeste, é uma tentativa mal disfarçada de "malandragem" jornalística.

Não leio a Folha faz tempo, por isso. Não assino o UOL. Não compro nenhum produto do grupo Folha. Fiz isso muito antes que outros blogueiros esperneassem contra o jornal. Se tiver de ler algum jornal, leio o Estadão. O Estadão não disfarça. É um jornal conservador. Defende interesses conservadores. A Folha é um jornal dirigido por um cafajeste. Um cafajeste medroso, que não tem coragem nem de assumir suas posições políticas claramente. Um cafajeste que se apresenta como "neutro", "imparcial" e outras safadezas do gênero.

Por dever de ofício, peguei a edição da Folha de hoje, emprestada de um amigo. O jornal dedicou espaço em três páginas para atacar o filme sobre Lula. Está claro, para quem é do ramo, que a Folha quis enfeitar o pavão em torno do artigo do César Benjamin. Que é um cafajeste, simples assim, por ter feito uma acusação gravíssima contra um presidente da República sem apresentar provas, sei lá com qual objetivo político. Inveja? Dor de cotovelo? Ódio ideológico?

Mas volto ao jornalismo cafajeste da Folha: se o jornal de fato pretendia investigar o assunto, poderia muito bem ter publicado a denúncia como manchete de primeira página. Mas, se fosse assim, ficaria muito claro o jogo político. E a Folha se exporia. O que fez o jornal? Cercou o texto de César Benjamin de outras reportagens sobre o filme "O Filho do Brasil" e, como quem não quer nada, deixou a acusação flutuando no meio do texto.

Dois colegas jornalistas disseram que começaram a ler o texto de Benjamin mas desistiram no meio: era muito chato. Só ficaram sabendo da acusação na internet. Que, presumo, foi justamente o objetivo: agora os textos de "Dilma, terrorista" vão acompanhar os de "Lula, estuprador", nos e-mails que se espalham pelo mundo e ganham destaque especialmente nos chats e nos sites de relacionamento. É a propaganda eleitoral do século 21.

Sei do que estou falando: desde que o Viomundo tocou no assunto, recebi uma onda de comentários sustentando as acusações contra o presidente da República, de "leitores" que nunca estiveram no site. É, presumo, a turma encarregada de espalhar a "acusação" contra Lula, de dar pernas à versão assinada por César Benjamin. Ele é a Miriam Cordeiro, versão 2010. Faz parte dos que pretendem detonar o filme com o objetivo de evitar que Lula, lá adiante, transfira votos para a ministra Dilma Rousseff. Evitar que o "estuprador" eleja a "terrorista". Isso dá uma medida do desespero que essa possibilidade, cada vez mais factível, causa. E é na hora do desespero que os cafajestes se revelam.

PS: Um dos jornalistas com os quais conversei a respeito, leitor da Folha há décadas, me disse: "Vou cancelar a assinatura. Agora deu.".



--
Partido dos Trabalhadores - Petrolina
Rua castro Alves, 227. Centro-Petrolina/PE.
(87)3862-3031


[get this widget]

Read More...
AddThis Social Bookmark Button

LULA, O FILHO DO BRASIL  

18/11/09

lula o filho do brasil 1128 minutos. Este foi o tempo decorrido entre o nascimento de Luiz Inácio da Silva, em Caetés, subúrbio de Garanhuns, em Pernambuco e o momento em que é aclamado, como a maior liderança sindical do Brasil, em São Bernardo do Campo. 128 minutos cobrindo o período que vai de 1945 até 1980.

Como jurado do Festival de Cinema de Brasília, Mostra do Distrito Federal, estive entre os 1.450 convidados para sua apresentação publicação que aconteceu no Teatro Nacional, às 21h da noite de 17 de novembro de 2009. O burburinho corria solto. A audiência mesclava ministros, senadores, deputados, imprensa, funcionários públicos. Duas dúzias de assentos foram ocupados por deficientes auditivos. E, pasmem, visuais. A sessão foi marcada por protestos da produção do filme contra a organização do festival, que deixou os atores sem assento reservado. Com orçamento de 12 milhões de reais, “Lula, o Filho do Brasil” é o filme mais caro da história do cinema brasileiro e será exibido em quase 400 salas no Brasil, a partir do dia 1º de janeiro.

Havia muita expectativa e a noite era realmente de celebração. As luzes se apagam. Escutamos algumas palavras de ordem: “Cesare! Cesare!”. Uns poucos manifestantes, 10 ou 12 pessoas, sobem ao palco com uma longa faixa com os dizeres: “Lula, liberte Cesare!”. O grupo não empolga a audiência. Estavam gritando sozinhos, continuariam, gritando sozinhos. Extraditar ou não o italiano Cesare Battisti definitivamente não será o assunto da noite. Até que os apresentadores do Festival após os cumprimentos de praxe convidassem ao palco Luiz Carlos Barreto e Fabio Barreto, produtor e diretor do filme. Barretão, o pai, não se fez de rogado e reclamou de maneira agressiva pela ausência de bombeiros e brigadistas para o caso de haver algum acidente, acho isso uma temeridade. Reclamou também dos organizadores por permitir que centenas de pessoas assistissem à estréia, sentados no chão, ocupando qualquer espaço possível e, obviamente, dificultando a passagem em caso de acidente. Foi vaiado. Em seguida usou a palavra o diretor Fabio Barreto – este é seu 8º. Longa metragem – que continuou a ecoar os queixumes do pai e foi ainda mais incisivo: “O Festival não reservou assentos para os atores e a equipe técnica do filme. Estamos aqui todos em pé. Não tem uma cadeira para Glória Pires. Como vamos assistir? Peço que uma fileira, uns 30 lugares sejam desocupados para que possamos nos sentar.” Mais vaias. A dupla passou atestado de pessoas sem noção. Porque não reclamar a quem de direito, no momento adequado? Porque embaçar a noite de estréia do aguardado - e já polêmico filme sobre Lula - com questões miúdas e para as quais, com certeza, a platéia nada poderia fazer? Óbvio que o mal-estar não surgia ali, naquele instante. Bem antes da projeção, o clima de briga entre produção da fita sobre Lula e a (des)organização do festival lembrou clima de feira. Só faltaram, mesmo, as luvas de boxe. Fiquei pensando como seria… a organização da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. Chega um momento em que amadorismo, realmente, não dá.

Como os jornais trataram da estréia ontem à noite do filme sobre Lula?

O jornal Folha de S.Paulo abriu matéria com o título “Desorganização marca pré-estreia de “Lula”. Destacou em subtítulos que “Paulo Bernardo rebateu críticas ao uso político do filme e desafiou a oposição a tentar fazer o mesmo com seus líderes” e que “apesar da ausência de Lula, estreia atraiu tanta gente que elenco quase ficou de fora; Luiz Carlos Barreto reclamou e acabou vaiado.” O jornal preferiu tratar da desorganização do Festival, o que não é nenhuma novidade, do que do filme que era o tema principal do dia. O Globo foi pelo mesmo caminho: “Confusão e superlotação marcam estreia de filme sobre vida de Lula”. O texto é curto e fala de tudo menos do filme. É mais afeito à crônica social listando autoridades presentes e igualmente autoridades presentes. Destaca a manifestação contra a extradição de Cesare Battisti e as vaias para Luis Carlos Barreto. O Correio Braziliense publicou matéria com a manchete “Lula na telona, poder de pé”. No subtítulo ficávamos sabendo que o filme mesmo seria escanteado: “Superlotação, ministros e parlamentares em pé e produtores assustados. Esse foi o retrato da estreia do filme Lula, o filho do Brasil…” Destacou algumas aspas interessantes: o cientista político Paulo Kramer dizendo que “o filme é o resultado da opinião favorável ao presidente” enquanto David Fleischer, cientista político, acredita que a película foi feita justamente para ter efeito eleitoral. “(efeito eleitoral) foi o motivo principal. Havia a hipótese do terceiro mandato”. O pernambucano Jornal do Commercio: “Filme sobre Lula estreia com emoção e tumulto”

Não sei o que aconteceu com nossos principais jornais mas o fato é que trataram de quase tudo menos do filme. Disseram o que desejavam dizer e escreveram muito sobre nada. Um caso raro de passar batido no bingo. A cartela premiada falava do filme, mas as pedras cantadas ecoavam desorganização, vaias, protestos, medo de incêndio, imensos aplausos mornos. Exemplo acabado do que teremos em 2010. Sendo um dos 1.800 que assistiram esta estréia posso afirmar que a cobertura da imprensa deixou a desejar. E muito. Não tenho a menor dúvida que leitores dos jornais de hoje receberão gato por lebre se desejarem saber como foi a recepção ao sempre falado “Lula, o filho do Brasil”.

O filme de Fabio Barreto, estrelado por Rui Ricardo Diaz, Gloria e Cleo Pires, reproduz na tela grande o mito do herói. Da extrema penúria do sertão pernambucano à periferia do cais do porto de Santos em viagem de 13 dias e 13 noites em um pau de arara e dessa viagem o nascimento de emblemática liderança operária. A matriarca, dona Lindú, vivida por Glória Pires pontua a trajetória. Mulher sofrida, abandonada pelo marido, cheia de filhos pequenos, estrangeira na cidade grande. Como viúva de marido vivo, Lindú protege Lula e seus irmãos do mundo e do pai sempre bêbado, o agressivo Aristides. Ela é a âncora, o chão emocional e a única personagem que infunde valores ao filho. É recorrente seu conselho ao filho prenhe de futuro glorioso: “Se você tem que fazer, vá e faça e se não pode fazer, espere e depois faça” e também o não menos incisivo chamado à perseverança usando o curioso verbo: “Teime, meu filho. Teime”. Dona Lindu é quem tece os fios do destino. A bem da verdade, o nome do filme deveria ser: “Lindu, a filha do Brasil”.

Fiel ao livro de Denise Paraná o filme assume cores do épico. Não temos aqui Moisés abrindo o mar vermelho nem Jivago, em meio à revolução bolchevique de 1917, vivendo tórrido romance com Lara e como fundo a. Mas temos um Zé Ninguém brotando como xique-xique no sertão nordestino e guiado pelo bordão popular do “deixe a vida me levar, vida leva eu”. Toda pobreza quando bem evocada no cinema já traz um que de trágico e daí é um pulo para o épico. No caso desse filme não vemos pobreza, encontramos penúria. Os personagens parecem destituídos de tudo. Cada pequeno dia vivido é uma vitória. Se dona Lindu é a heroína, o pai Aristides é o vilão. Vilão agressivo quando presente. E não faltam situações a nos levar ao mundo das emoções mais sentidas: o frangote que se interpõe entre a mãe e o pai quando este ameaça surrá-la; o ainda imberbe adolescente Luiz Inácio recebendo o diploma de torneiro mecânico do Senac; o casamento e o sonho da casa própria; a morte do primeiro filho e da mulher durante o parto; o acidente na metalúrgica que lhe custou o mindinho; a assembléia com milhares de operários lotando o estádio de Vila Euclides e na falta de microfone a forma encontrada para se passar à multidão seu discurso; a liberdade da prisão, por algumas horas, para ir ao cemitério se despedir da mãe.

Rui Ricardo Diaz, o ator que vive Lula dos 18 anos 35 anos, merece todos os aplausos. Sua performance é cativante e, o melhor, é crível. O diretor, se quisesse, poderia se desencaminhar para o estilo lacrimogêneo, afinal, a história de Lula é em si mesma um roteiro, onde não falta emoção, lágrimas, muitas lágrimas. Mas Fabio Barreto optou por uma obra contida. E acertou em cheio. É que não existe um personagem a ser construído nas telas, e sim, uma história a ser contada na tela.

Outros presidentes populares do Brasil, como Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, também tiveram sua história levada às telas. Nos dois casos o aspecto político era predominante. E um detalhe: os filmes foram produzidos após a morte dos personagens-títulos. Ou seja, os arquivos estavam fechados. No caso de Lula os arquivos estão abertos, muito abertos. “Lula, o filho do Brasil” está mais para Dois filhos de Francisco, a obra de Breno Silveira que relata a saga dos irmãos Zezé Di Camargo e Luciano, lançado em 2005. Vale destacar que esta não é a primeira empreitada do cinema de levar Lula para as telas. Não. No entreato temos os peões. As greves e Lula movem o filme Peões, dirigido por Eduardo Coutinho e lançado em 2004. Os depoimentos sobre os movimentos grevistas e sobre as vidas dos operários que participaram deles foram tomados às vésperas da eleição presidencial de 2002; na sua maioria, eles declaram sua paixão por Lula. Entreatos é Lula. O filme de João Moreira Salles, realizado em um período de 40 dias, principalmente entre o primeiro e o segundo turno das eleições presidenciais de 2002, acompanha o futuro presidente em suas viagens e reuniões de campanha. Se em Peões já se vê, através de imagens de arquivo, um Lula humano, perspicaz, intuitivo, em Entreatos isto é escancarado. Se em Peões temos um Lula sindicalista, combativo, em Entreatos, também lançado em 2004, o que surge é o político articulado e amadurecido. Agora chega a cinebiografia de Fabio Barreto lançando luz sobre a vida de Lula e passando pela narrativa linear do nascimento, infância, adolescência, maturidade. Neste sentido podemos considerar os três filmes como momentos de uma mesma personagem, fictícia por englobar vidas diferentes, mas real ao tratar do tema. Em um primeiro ato tem-se o primitivo e alienado, que em um segundo momento se revolta, combate e que por fim articula e é capaz de influir no seu próprio destino.

Se todos estavam alegres, felizes na longa espera para o início da projeção, aos 20 minutos do filme já percebíamos ondas de emoção tomando o imenso salão. E não havia pieguice. O que emocionava não era apenas o alto poder de convencimento de Rui Ricardo como Lula nem de Glória Pires como Lindu. O que emocionava era ver nas telas o Brasil profundo, aquele que país que sofre, no mais das vezes, calado, aquele país que tem bem pouca semelhança com a penitenciária paulista do Carandiru e com o bairro carioca Cidade de Deus. Assistíamos naquele ambiente - que apenas a magia do cinema pode evocar - a vitória dos que já nasciam marcados para o fracasso e a celebração do improvável sobre o provável. E nada disso foi notícia nos jornais.

O filme que a grande imprensa repercutiu hoje em nada lembrava o filme que assisti ontem no lotado Teatro Nacional de Brasília. Aqueles anos 60 e 70 foram tão bem evocados que, de repente me vi cantarolando o antigo sucesso do Moacir Franco:

“Sua ilusão entra em campo no estádio vazio,

Uma torcida de sonhos aplaude talvez

O velho atleta recorda as jogadas felizes,

Mata a saudade no peito driblando a emoção.”

Veja o trailer do filme



[get this widget]

Read More...
AddThis Social Bookmark Button