BLOG DA PETROBRAS 22/02/10  

Isto É Dinheiro: Embarque na onda Petrobras

Com o título Embarque na onda Petrobras, a revista Isto É Dinheiro desta semana traz reportagem sobre o plano de investimentos da Companhia e o desenvolvimento da indústria nacional.

Segundo a matéria, a Petrobras é a empresa com maior volume de encomendas no mundo e, entre 2003 e 2009, o conteúdo local de encomendas passou de 57% para 75%.

O que importa é produzir no Brasil, seja com empresas nacionais, seja com estrangeiras“, disse o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, à revista.


Proteção ambiental na Baía de Guanabara: resposta à Folha de S. Paulo

A matéria “ Símbolo do Rio, boto sumirá até 2050 ”, publicada neste domingo (21/2) no jornal Folha de S. Paulo, fala sobre desaparecimento de botos da Baía de Guanabara e traz texto complementar,“Petrobras não vincula mortes à indústria”, em que a Companhia explica não ser “possível associar a redução da população de botos cinzas aos terminais de Gás Natural Liquefeito (GNL) e Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) instalados na Baía de Guanabara”. O texto diz ainda que a empresa aponta “a captura acidental durante atividades pesqueiras e a poluição difusa, que inclui lixo, esgoto lançado sem tratamento e poluentes, como pesticidas e metais pesados” como “as principais causas da diminuição da população de botos”.

Veja a resposta completa encaminhada anteriormente ao jornal. (mais…)

Compartilhe:


Esclarecimentos sobre importação de gasolina

A Petrobras esclarece que importou, em fevereiro, cerca de 1,2 milhão de barrisde gasolina de vários mercados para complementar o abastecimento nacional, que é realizado com o produto de suas refinarias. Isso foi necessário em virtude do aumento da demanda de gasolina, consequência da redução da oferta de etanol no mercado e da redução de 25% para 20% da mistura de etanol anidro à gasolina.

Essa importação foi esporádica, aproveitando condições favoráveis de mercado e representa apenas o consumo de três dias, nas condições atuais de demanda aquecida. Em função da redução da oferta de etanol houve, nos dois primeiros meses de 2010, um crescimento entre 15% e 20% no consumo de gasolina em relação ao mesmo período de 2009.

As refinarias da Petrobras têm condições de aumentar a produção de gasolina, porém reduzindo os volumes de diesel e nafta (matéria-prima petroquímica) que são, em parte, importados. A opção mais econômica foi manter a produção destes dois derivados, cuja importação é mais onerosa, e fazer esta importação esporádica de gasolina automotiva. Para os próximos meses, com a chegada da safra de etanol, espera-se a regularização da demanda de gasolina. Importante ressaltar também que esta pequena importação do combustível não terá qualquer influência nos preços que a Petrobras pratica em suas refinarias.

Sobre esse tema, ouça a entrevista do diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, à Rádio CBN.



[get this widget]

AddThis Social Bookmark Button

0 comentários

Postar um comentário