BLOG DA PETROBRAS 10/03/10  

Carta a O Globo: melhor reportagem de 2009 é um equívoco

Surpreende o fato de O Globo, na edição desta quarta-feira (10/03) em “Editores do GLOBO escolhem as melhores reportagens de 2009″ , eleger como a melhor reportagem de 2009 a matéria “Manobra Bilionária”. A matéria contém equívocos que foram repetidas vezes corrigidos pela Petrobras.

Mais uma vez são necessários tais esclarecimentos em respeito aos leitores de O Globo:

A Petrobras reitera que não houve manobra, e sim uma operação contábil prevista em lei. A empresa modificou seu regime tributário, adotando o regime de caixa,com base na Medida Provisória nº 2.158-35/2001, devido às bruscas variações do câmbio ocorridas na época. Em função disso, teve créditos tributários acumulados. Tais créditos foram utilizados para compensar os impostos que seriam pagos no início de 2009. Portanto, não é correto dizer que a empresa “deixou de recolher R$ 4,38 bilhões aos cofres da União”. O valor líquido desta compensação foi de R$1,14 bi, e não o noticiado na matéria em questão. O próprio O Globo já usou o valor corrigido em matérias posteriores .

A Petrobras prestou todos os esclarecimentos solicitados sobre essa compensação e em nenhuma instância, administrativa ou jurídica, houve entendimento contrário a ela. O Globo, ao ouvir especialistas em matéria de 11/5, mostrou que a compensação tributária é prática usual e faz parte da gestão de qualquer empresa.

Portanto a Companhia reafirma, mais uma vez, que paga todos os impostos corretamente de acordo com a legislação brasileira.

Leia também:

17/06/2009 – Carta da Petrobras aos jornais
18/06/2009 –
Manobras
18/06/2009 –
Corte na carta publicada hoje em O Globo
11/07/2009 –
Sem multa nem notificação: carta ao jornal O Globo
13/07/2009 –
Compensação tributária: carta aos jornais
15/07/2009 –
A verdade dos fatos: cartas ao Estadão e O Globo
16/07/2009 –
O factóide da multa terá fim?
07/08/2009 –
Nem manobra, nem multa e outras cartas
09/08/2009 –
Manobra sem fim: cartas aos jornais
12/08/2009 –
CPI confirma: Petrobras está correta
26/08/2009 –
“A Petrobras absolutamente certa”, diz ex-secretário
16/12/2009 –
CPI da Petrobras: carta aos jornais
17/12/2009 –
CPI: relatório final é aprovado



Inaugurada Usina Termelétrica em Cubatão

Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Petrobras inaugurou, nesta quarta-feira (10/3), a Usina Termelétrica (UTE) Euzébio Rocha, obra integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a mais recente usina a gás natural do parque gerador brasileiro a fornecer energia para o Sistema Interligado Nacional (SIN).

Com capacidade instalada de 216 MW, suficiente para abastecer uma cidade de 800 mil habitantes, a usina já está em operação comercial. O empreendimento foi um dos 49 projetos vencedores do leilão A-5/2005, o primeiro leilão de energia nova, realizado sob as bases do Novo Modelo do Setor Elétrico. O contrato, de 15 anos, prevê disponibilidade de 141 MW de energia elétrica ao SIN, iniciado em janeiro de 2010.

Instalada em Cubatão (SP), a usina contribui para o aumento da segurança energética do país e, principalmente, para a confiabilidade do suprimento elétrico para a região metropolitana de São Paulo e Baixada Santista, um dos principais centros de carga do país, com demanda diária média de 10,2 mil MW. (mais…)


Entrevista do diretor Almir Barbassa à jornalista Míriam Leitão

Leia aqui a transcrição da entrevista do diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Petrobras, Almir Guilherme Barbassa, à jornalista Míriam Leitão, sobre capitalização e cessão onerosa. A entrevista serviu de base para o texto ” Visão da Petrobras ”, publicado nesta quarta-feira (10/3) na coluna Panorama Econômico, do jornal O Globo. Caso não consiga visualizar a entrevista, clique no link com o botão direito do mouse e abra em uma nova janela.


Gabrielli participa da CERAWeek

Picture 1 of 3

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, fez um discurso especial durante a conferência da Cambridge Energy Research Associates – CERAWeek, terça-feira (9/3), em Houston, Texas. A conferência, cujo tema é “Energia: construindo um novo futuro”, foca em discutir as oportunidades críticas e os desafios que a indústria global da energia terá de enfrentar.

Gabrielli enfatizou que a Petrobras está lidando com novas demandas, mesmo sem considerar o crescimento. Recursos convencionais exigem técnicas de recuperação mais intensas; descobrir e desenvolver áreas menores requer o uso de tecnologias e ajustes diferentes; e produzir no pré-sal, no ártico e na região do terciário inferior do Golfo do México está gerando desafios tecnológicos.

Embora o surgimento de tecnologias revolucionárias não seja uma exigência para solucionar desafios novos, é importante melhorar as tecnologias atuais. A cadeia de suprimento também deve ser desenvolvida. Segundo Gabrielli, a Petrobras precisará de 58 novas sondas nos próximos dez anos. A capacidade dos fornecedores de prover os bens e serviços necessários para ir de encontro a essas demandas afetará a capacidade global de produzir os recursos necessários.

Segundo o executivo, a disponibilidade de biocombustíveis aumentará no futuro, mas não o suficiente para substituir a demanda do mercado pelos tradicionais combustíveis fósseis. No Brasil, 51% do combustível utilizado já é o etanol, enquanto a gasolina é a energia alternativa. Até 2015, estima-se que dois terços dos automóveis brasileiros rodarão com etanol. A Petrobras já tem um mercado maduro no Brasil.

Após o discurso especial, Gabrielli concedeu uma entrevista coletiva. Alguns dos assuntos discutidos foram o estado atual do plano de capitalização da Petrobras, os investimentos da empresa no Irã, as exportações do etanol brasileiro aos EUA, os planos da Petrobras de aumentar sua capacidade de refino e postos de combustíveis nos EUA.


Petrobras assina protocolo para criação do Memorial da Mulher Brasileira

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou nesta segunda-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, a criação do Memorial da Mulher Brasileira. Na ocasião, a Petrobras e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) assinaram o protocolo de intenções para elaboração do projeto. O anúncio foi feito na Estação da Leopoldina, no Rio de Janeiro, onde foram realizadas atividades gratuitas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A cerimônia contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, da ministra da SPM, Nilcéa Freire, e da diretora de Gás e Energia da Petrobras, Graça Silva Foster.

O Memorial da Mulher Brasileira ficará no Rio de Janeiro e abrigará um museu interativo com a memória de realizações de brasileiras notáveis na história do país. “O Memorial vai resgatar a trajetória dessas mulheres e sua participação no desenvolvimento econômico, social e cultural da nação brasileira”, destacou a ministra Nilcéa Freire. (mais…)



[get this widget]

AddThis Social Bookmark Button

0 comentários

Postar um comentário