BLOG DE ISALTINO NASCIMENTO (PT-PE)  


Ventos de prosperidade

Pernambuco vivencia um momento excepcional. A estratégia adotada pelo governo Eduardo Campos desde 2007, de viabilizar empreendimentos estruturadores, atrair investimentos privados, aumentar os investimentos públicos e capacitar trabalhadores, fez com que o Estado chegasse ao final de 2009 com uma curva de crescimento superior a do Brasil e maior que a de muitos países.

Os números são expressivos. O Produto Interno Bruto do Estado cresceu 3,8% contra -0,2% das contas nacionais, ficando pela primeira vez na série histórica quatro pontos percentuais acima do PIB brasileiro.

O que é excelente, pois o resultado de -0,2% do Brasil, por conta da crise financeira mundial, foi considerado bom e comemorado como o sexto melhor do G-20 (grupo que reúne as maiores economias desenvolvidas e as emergentes do mundo). Desta forma, comparado aos resultados de outros países, o PIB de 2009 de Pernambuco só ficou atrás do registrado pela China, Índia e Indonésia.

Analisando os números dos investimentos públicos de 2007 a 2009 realizados pelo Executivo compreendemos bem o que está acontecendo. Saímos de um patamar de R$ 600 milhões de investimento público, até 2006, para R$ 2,2 bilhões no ano passado.

O que refletiu diretamente na vida dos pernambucanos, que vem testemunhando melhorias na segurança, na saúde, na educação, entre outras.

Outro reflexo da estratégia de desenvolvimento integrada do governo Eduardo Campos foi a geração de empregos com carteira assinada, sobre a qual já comentei em artigo publicado aqui no Blog em janeiro passado, que fechou 2009 com um saldo de 46.717 vagas e uma evolução de 4,85%, também superior ao desempenho do mercado brasileiro.

Pelo que se observa dos dados divulgados na semana passada pela Agência Condepe/Fidem com relação à economia no quarto trimestre de 2009, Pernambuco acelerou no rumo certo. Naquele período houve alta de 5,4% da atividade econômica do Estado em relação ao mesmo período de 2008, com crescimento de 6,5% na indústria, de 5,3% nos serviços de 6,3 na arrecadação de impostos. Com a construção civil puxando para cima os resultados da indústria, com crescimento de 15,5%.

O que se apreende de todos estes números é bem simples. Pernambuco reencontrou o caminho do desenvolvimento e não pretende sair dele. O atraso ficou lá atrás, no passado. O olhar está fixado à frente, na perspectiva de 2010 ainda melhor.

Isaltino Nascimento (www.isaltinopt.com.br /twitter:isaltinopt), deputado estadual pelo PT, escreve para o Blog todas às terças.



[get this widget]

AddThis Social Bookmark Button

0 comentários

Postar um comentário