Humberto livre das acusações da Operação Vampiro  

humberto livre do processo

Agora é que a porca vai mesmo torcer o rabo. O Ministério Público decidiu hoje que não há provas da participação de Humberto Costa (PT) na Operação Vampiro. Bem, Humberto vinha dizendo que esperaria ser absolvido dessas acusações para disputar um cargo majoritário. Acho que esse é o sinal para ele partir com tudo para cima do “companheiro” de partido e ex-prefeito do Recife João Paulo na disputa por uma das vagas de senador na chapa governista.

Todos devem lembrar que Humberto era o ministro da Saúde quando foi denunciada uma máfia que roubava nas compras públicas de hemoderivados. Durante a campanha de 2006 ao governo do estado, Humberto foi abatido em pleno voo quando sua campanha decolava, quando a Polícia Federal anunciou seu indiciamento.

Eis que o decide hoje procuradora Regina Coeli Campos de Meneses, da Procuradoria Regional da 5ª Região:

“Ocorre que, iniciada a fase judicial e realizada a instrução do feito, chega-se à conclusão de que aqueles indícios que serviram de suporte para o recebimento da denúncia não restaram comprovados nesta fase do processo. (…) Em que pese a peça acusatória descrever em detalhes a prática de crimes envolvendo particulares (…) não se pode atribuir ao superior hierárquico a coautoria ou participação nos crimes sem prova contundente de sua colaboração nos supostos atos delituosos (…) é dever do Ministério Público, da mesma forma em que promove a ação penal, entendendo que não há provas suficientes para um juízo condenatório, pedir a absolvição. A função do Ministério Público não se restringe a de mero acusador, pois, em ambas hipóteses de resultado (condenação e absolvição), tem a obrigação de zelar pela aplicação da Lei e dos direitos e garantias fundamentais do acusado.”

Ou seja, Humberto volta a ser candidato ficha limpa, numa situação semelhante à de Eduardo Campos (PSB), inocentado do Escândalo dos Precatórios. Eduardo, que não podia ir jantar num restaurante no Recife sem ser xingado, hoje é o governador de Pernambuco.

Por Marco Bahé

Blog Acerto de Contas, às 19:02 do dia 25/02/10



[get this widget]

AddThis Social Bookmark Button

0 comentários

Postar um comentário