PETROBRAS 16/03/10  

Descoberta de petróleo na Bacia de Sergipe

A Petrobras informa a descoberta de nova acumulação de petróleo leve em reservatórios localizados na Bacia de Sergipe, após conclusão da perfuração do poço exploratório 3-PRM-12-SES, na área de Piranema, na seção pós-sal. O volume de petróleo economicamente recuperável é estimado em 15 milhões de barris.

O poço exploratório foi perfurado no extremo norte da área de concessão de produção de Piranema, a cerca de 28 km do litoral do Estado de Sergipe, em profundidade de água de 800 metros.

A descoberta foi realizada em reservatórios areníticos do pós-sal e está localizada a 2.693 metros de profundidade. Estimativas preliminares indicam a presença de petróleo leve (44 graus API), em reservatórios com boa espessura e excelentes condições permo-porosas, confirmadas pelos dados obtidos até o momento.

Aproveitando a completa infraestrutura de produção e escoamento já instalada na área, a Companhia estuda a possibilidade de interligar o poço 3-PRM-12-SES à plataforma de produção, que já opera no Campo de Piranema. A descoberta será objeto de avaliações adicionais para melhor entendimento do reservatório e perfuração de um segundo poço produtor.

A descoberta é fruto da estratégia exploratória de intensificar os trabalhos próximos a campos em produção (PLANÓLEO), a exemplo do que foi feito nos campos de Pampo e Barracuda em 2010 e visa a aproveitar a capacidade das instalações existentes, diminuir os custos de produção e agilizar a produção de novos volumes de óleo.

Presidente Lula comenta investimento em refinarias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em seu programa de rádio semanal “Café com o Presidente”, fez uma análise sobre os investimentos em novas refinarias que possibilitarão a exportação de derivados, gerando maior ganho para a Petrobras e para o Brasil.

Leia a transcrição: (mais…)

Exposição resgata sociedade Xingu

Boa parte da sabedoria e experiência adquirida pelo sertanista Orlando Villas Bôas será transmitida ao visitante da exposição patrocinada pela Petrobras, Kuarup – A última Viagem de Orlando Villas Bôas, que ocorre primeiramente em São Paulo e depois segue para Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador. Em São Paulo, a exposição entra em cartaz neste domingo (14/3), na Caixa Cultural (Praça da Sé, 111), e fica até 11 de abril. A entrada é gratuita.

Com curadoria de Denise Carvalho, Gilberto Maringoni e Noel Villas Bôas, a intenção é mostrar a cultura indígena do Alto-Xingu. Contrariando concepções equivocadas, eles identificaram naquele local uma sociedade equilibrada, erguida sobre sólidos princípios morais, onde o comportamento ético sustentava uma organização tribal harmônica. (mais…)



[get this widget]

AddThis Social Bookmark Button

0 comentários

Postar um comentário