BLOG DA PETROBRAS 10/03/10  

Carta a O Globo: melhor reportagem de 2009 é um equívoco

Surpreende o fato de O Globo, na edição desta quarta-feira (10/03) em “Editores do GLOBO escolhem as melhores reportagens de 2009″ , eleger como a melhor reportagem de 2009 a matéria “Manobra Bilionária”. A matéria contém equívocos que foram repetidas vezes corrigidos pela Petrobras.

Mais uma vez são necessários tais esclarecimentos em respeito aos leitores de O Globo:

A Petrobras reitera que não houve manobra, e sim uma operação contábil prevista em lei. A empresa modificou seu regime tributário, adotando o regime de caixa,com base na Medida Provisória nº 2.158-35/2001, devido às bruscas variações do câmbio ocorridas na época. Em função disso, teve créditos tributários acumulados. Tais créditos foram utilizados para compensar os impostos que seriam pagos no início de 2009. Portanto, não é correto dizer que a empresa “deixou de recolher R$ 4,38 bilhões aos cofres da União”. O valor líquido desta compensação foi de R$1,14 bi, e não o noticiado na matéria em questão. O próprio O Globo já usou o valor corrigido em matérias posteriores .

A Petrobras prestou todos os esclarecimentos solicitados sobre essa compensação e em nenhuma instância, administrativa ou jurídica, houve entendimento contrário a ela. O Globo, ao ouvir especialistas em matéria de 11/5, mostrou que a compensação tributária é prática usual e faz parte da gestão de qualquer empresa.

Portanto a Companhia reafirma, mais uma vez, que paga todos os impostos corretamente de acordo com a legislação brasileira.

Leia também:

17/06/2009 – Carta da Petrobras aos jornais
18/06/2009 –
Manobras
18/06/2009 –
Corte na carta publicada hoje em O Globo
11/07/2009 –
Sem multa nem notificação: carta ao jornal O Globo
13/07/2009 –
Compensação tributária: carta aos jornais
15/07/2009 –
A verdade dos fatos: cartas ao Estadão e O Globo
16/07/2009 –
O factóide da multa terá fim?
07/08/2009 –
Nem manobra, nem multa e outras cartas
09/08/2009 –
Manobra sem fim: cartas aos jornais
12/08/2009 –
CPI confirma: Petrobras está correta
26/08/2009 –
“A Petrobras absolutamente certa”, diz ex-secretário
16/12/2009 –
CPI da Petrobras: carta aos jornais
17/12/2009 –
CPI: relatório final é aprovado



Inaugurada Usina Termelétrica em Cubatão

Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Petrobras inaugurou, nesta quarta-feira (10/3), a Usina Termelétrica (UTE) Euzébio Rocha, obra integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a mais recente usina a gás natural do parque gerador brasileiro a fornecer energia para o Sistema Interligado Nacional (SIN).

Com capacidade instalada de 216 MW, suficiente para abastecer uma cidade de 800 mil habitantes, a usina já está em operação comercial. O empreendimento foi um dos 49 projetos vencedores do leilão A-5/2005, o primeiro leilão de energia nova, realizado sob as bases do Novo Modelo do Setor Elétrico. O contrato, de 15 anos, prevê disponibilidade de 141 MW de energia elétrica ao SIN, iniciado em janeiro de 2010.

Instalada em Cubatão (SP), a usina contribui para o aumento da segurança energética do país e, principalmente, para a confiabilidade do suprimento elétrico para a região metropolitana de São Paulo e Baixada Santista, um dos principais centros de carga do país, com demanda diária média de 10,2 mil MW. (mais…)


Entrevista do diretor Almir Barbassa à jornalista Míriam Leitão

Leia aqui a transcrição da entrevista do diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Petrobras, Almir Guilherme Barbassa, à jornalista Míriam Leitão, sobre capitalização e cessão onerosa. A entrevista serviu de base para o texto ” Visão da Petrobras ”, publicado nesta quarta-feira (10/3) na coluna Panorama Econômico, do jornal O Globo. Caso não consiga visualizar a entrevista, clique no link com o botão direito do mouse e abra em uma nova janela.


Gabrielli participa da CERAWeek

Picture 1 of 3

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, fez um discurso especial durante a conferência da Cambridge Energy Research Associates – CERAWeek, terça-feira (9/3), em Houston, Texas. A conferência, cujo tema é “Energia: construindo um novo futuro”, foca em discutir as oportunidades críticas e os desafios que a indústria global da energia terá de enfrentar.

Gabrielli enfatizou que a Petrobras está lidando com novas demandas, mesmo sem considerar o crescimento. Recursos convencionais exigem técnicas de recuperação mais intensas; descobrir e desenvolver áreas menores requer o uso de tecnologias e ajustes diferentes; e produzir no pré-sal, no ártico e na região do terciário inferior do Golfo do México está gerando desafios tecnológicos.

Embora o surgimento de tecnologias revolucionárias não seja uma exigência para solucionar desafios novos, é importante melhorar as tecnologias atuais. A cadeia de suprimento também deve ser desenvolvida. Segundo Gabrielli, a Petrobras precisará de 58 novas sondas nos próximos dez anos. A capacidade dos fornecedores de prover os bens e serviços necessários para ir de encontro a essas demandas afetará a capacidade global de produzir os recursos necessários.

Segundo o executivo, a disponibilidade de biocombustíveis aumentará no futuro, mas não o suficiente para substituir a demanda do mercado pelos tradicionais combustíveis fósseis. No Brasil, 51% do combustível utilizado já é o etanol, enquanto a gasolina é a energia alternativa. Até 2015, estima-se que dois terços dos automóveis brasileiros rodarão com etanol. A Petrobras já tem um mercado maduro no Brasil.

Após o discurso especial, Gabrielli concedeu uma entrevista coletiva. Alguns dos assuntos discutidos foram o estado atual do plano de capitalização da Petrobras, os investimentos da empresa no Irã, as exportações do etanol brasileiro aos EUA, os planos da Petrobras de aumentar sua capacidade de refino e postos de combustíveis nos EUA.


Petrobras assina protocolo para criação do Memorial da Mulher Brasileira

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou nesta segunda-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, a criação do Memorial da Mulher Brasileira. Na ocasião, a Petrobras e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) assinaram o protocolo de intenções para elaboração do projeto. O anúncio foi feito na Estação da Leopoldina, no Rio de Janeiro, onde foram realizadas atividades gratuitas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A cerimônia contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, da ministra da SPM, Nilcéa Freire, e da diretora de Gás e Energia da Petrobras, Graça Silva Foster.

O Memorial da Mulher Brasileira ficará no Rio de Janeiro e abrigará um museu interativo com a memória de realizações de brasileiras notáveis na história do país. “O Memorial vai resgatar a trajetória dessas mulheres e sua participação no desenvolvimento econômico, social e cultural da nação brasileira”, destacou a ministra Nilcéa Freire. (mais…)



[get this widget]

Read More...
AddThis Social Bookmark Button

SITE DA DEP. ISABEL CRISTINADatafolha: Dilma dispara e encosta em Serra; diferença é de apenas 4 pontos  

Dilma dispara

Pesquisa Datafolha publicada na edição deste domingo (28) do jornal Folha de S.Paulo, mostra que a pré-candidata do PT à Presidência, ministra Dilma Rousseff, cresceu cinco pontos nas pesquisas de intenção de voto de dezembro para janeiro, atingindo 28%. No mesmo período, a taxa de intenção de voto no governador de São Paulo, José Serra (PSDB), recuou de 37% para 32%. Com isso, a diferença entre os dois pré-candidatos recuou de 14 pontos para 4 pontos de dezembro para cá.

De acordo com a nova sondagem do Datafolha, o deputado federal Ciro Gomes, pré-candidato do PSB, tem 12% das intenções de voto; e a pré-candidata do PV, senadora Marina Silva, tem 8%. Na pesquisa anterior, Ciro aparecia com 13% e Marina já possuía 8%.

A margem de erro da pesquisa, que foi divulgada neste sábado (27), é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Ela foi realizada entre os dias 24 e 25 de fevereiro. Foram ouvidas 2.623 pessoas com idades maiores de 16 anos. Destas, 9% disseram que vão votar branco, nulo ou em nenhum dos candidatos e 10% informaram que estão indecisos.

A sondagem confirma resultados de pesquisas de outros institutos, que já refletiam uma tendência de crescimento rápido da candidatura Dilma Rousseff e a queda do pré-candidato tucano. (mais…)



[get this widget]

Read More...
AddThis Social Bookmark Button

Posse de Jorge Perez terá Luiz Eduardo Dutra e dirigentes petistas de vários municípios  

jorge-perezLogo mais à noite, a partir das 20h, no Hotel Best Western Manibu, acontecerá a posse do presidente do PT de Pernambuco Jorge Perez e demais membros do Diretório Estadual.

O evento contará com a participação de várias lideranças e militantes petistas da capital e do interior.

Também estará presente o presidente Nacional do partido, Luiz Eduardo Dutra, empossado na última sexta-feira, 19, durante o 4° Congresso Nacional do PT em Brasília.

Jorge Perez, reeleito no PED 2009, foi dirigente sindical (1980-2002) e presidiu a CUT-PE por duas vezes, de 1997 a 2002. Foi ainda secretário-geral do PT no período de 2005 a 2007. Participou do governo Lula como Delegado Regional do Trabalho (2003-2006), atuando na organizando de programas sociais na área do trabalho e emprego.

Perez tem o apoio do secretário estadual das Cidades Humberto Costa, Dílson Peixoto, deputados federais Pedro Eugênio e Maurício Rands, deputados estaduais André Campos, Isabel Cristina, Isaltino Nascimento, Sérgio Leite e Teresa Leitão, todos membros da CNB – Construindo um Novo Brasil.



[get this widget]

Read More...
AddThis Social Bookmark Button

Humberto livre das acusações da Operação Vampiro  

humberto livre do processo

Agora é que a porca vai mesmo torcer o rabo. O Ministério Público decidiu hoje que não há provas da participação de Humberto Costa (PT) na Operação Vampiro. Bem, Humberto vinha dizendo que esperaria ser absolvido dessas acusações para disputar um cargo majoritário. Acho que esse é o sinal para ele partir com tudo para cima do “companheiro” de partido e ex-prefeito do Recife João Paulo na disputa por uma das vagas de senador na chapa governista.

Todos devem lembrar que Humberto era o ministro da Saúde quando foi denunciada uma máfia que roubava nas compras públicas de hemoderivados. Durante a campanha de 2006 ao governo do estado, Humberto foi abatido em pleno voo quando sua campanha decolava, quando a Polícia Federal anunciou seu indiciamento.

Eis que o decide hoje procuradora Regina Coeli Campos de Meneses, da Procuradoria Regional da 5ª Região:

“Ocorre que, iniciada a fase judicial e realizada a instrução do feito, chega-se à conclusão de que aqueles indícios que serviram de suporte para o recebimento da denúncia não restaram comprovados nesta fase do processo. (…) Em que pese a peça acusatória descrever em detalhes a prática de crimes envolvendo particulares (…) não se pode atribuir ao superior hierárquico a coautoria ou participação nos crimes sem prova contundente de sua colaboração nos supostos atos delituosos (…) é dever do Ministério Público, da mesma forma em que promove a ação penal, entendendo que não há provas suficientes para um juízo condenatório, pedir a absolvição. A função do Ministério Público não se restringe a de mero acusador, pois, em ambas hipóteses de resultado (condenação e absolvição), tem a obrigação de zelar pela aplicação da Lei e dos direitos e garantias fundamentais do acusado.”

Ou seja, Humberto volta a ser candidato ficha limpa, numa situação semelhante à de Eduardo Campos (PSB), inocentado do Escândalo dos Precatórios. Eduardo, que não podia ir jantar num restaurante no Recife sem ser xingado, hoje é o governador de Pernambuco.

Por Marco Bahé

Blog Acerto de Contas, às 19:02 do dia 25/02/10



[get this widget]

Read More...
AddThis Social Bookmark Button

"Paz" em nome de Dilma  

Publicado em 02.032010 na editoria de Política

Isaltino Nascimento (PT) informou que a orientação nacional da legenda é que os conflitos sejam resolvidos internamente

A vinda do presidente nacional do PT a Pernambuco, José Eduardo Dutra, serviu para esfriar os ânimos entre o grupo do ex-prefeito João Paulo e do secretário estadual das Cidades, Humberto Costa. A orientação do PT nacional é evitar que os pré-candidatos do partido entrem em conflito nos estados e o acirramento dessa disputa atrapalhe o projeto maior da legenda, que é o de eleger a ministra Dilma Rousseff presidente da República.

Integrante da tendência Construindo um Novo Brasil (CNB) - na qual Humberto Costa é líder no estado - o deputado Isaltino Nascimento (PT) informou que a orientação nacional da legenda é que os conflitos sejam resolvidos internamente. "A passagem de Dutra ajudou a ponderar algumas questões. A ministra Dilma precisa se consolidar enquanto candidata e é preciso minimizar as divergências de palanque", justificou.

Segundo Isaltino, o Congresso Nacional do PT apontou na direção de que cada estado resolva seus conflitos internamente. "Além de Pernambuco, há disputa pelo Senado em Mato Grosso e Rio de Janeiro. A divisão é ruim para todo mundo, pois fragiliza o partido como um todo", disse.

Aliada de João Paulo, a ex-presidente do PT no Recife, Karla Menezes, avaliou que a briga entre os grupos do ex-prefeito do Recife e de Humberto Costa é uma consequência da falta de debate no partido para definir o papel estratégico da legenda em Pernambuco. "O PT precisa fazer uma discussão para além do Senado. Todos os partidos, entre eles o PTB e o PSB, já têm o cenário político definido. Estamos em pleno ano eleitoral e sem definição no PT. Isso acontece em decorrência da ausência do debate de estratégia política", lamentou.

Karla Menezes considera que na conjuntura atual, João Paulo reúne as melhores condições para disputar o Senado. "Ele tem trajetória política, densidade eleitoral e êxito em suas administrações", defendeu a petista.



[get this widget]

Read More...
AddThis Social Bookmark Button

DEU NA MÍDIA  



[get this widget]

Read More...
AddThis Social Bookmark Button

Obras do PAC: Respostas à Folha de S. Paulo  

Leia abaixo as respostas da Petrobras enviadas ao jornal Folha de S. Paulo. As matérias “ Maquiagem camufla os atrasos nas obras do PAC ” e “ Outro Lado ” foram publicadas nesta terça-feira (02/3).

Estamos fazendo matéria sobre as principais obras do PAC, aquelas que vêm sucessivamente sendo destacadas nos balanços oficiais do programa. Em relação às obras de responsabilidade da Petrobras, gostaríamos de fazer as seguintes perguntas:

1) No primeiro balanço oficial do PAC (íntegra disponível no site do programa), há 54 obras ou ações destacadas na área de infraestrutura energética (geração e transmissão de energia elétrica, petróleo, gás natural e energias renováveis). Das que estão sob responsabilidade da Petrobras, 16 não foram concluídas nos prazos previstos no primeiro balanço oficial (lista segue abaixo). (mais…)



[get this widget]

Read More...
AddThis Social Bookmark Button

Mais biodiesel e gás para a Bahia  

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, esteve na Bahia nesta segunda-feira (1/3) para dois importantes eventos. Na parte da manhã ele deu início às obras de duplicação da usina de biodiesel em Candeias (BA). A capacidade de produção da usina de Candeias – a primeira das três unidades de produção de biodiesel da Petrobras – será ampliada de 108,6 milhões de litros/ano para 217,2 milhões de litros/ano, com investimentos de R$ 66 milhões.

Inaugurada em julho de 2008 com capacidade de produzir 57 milhões de litros/ano, a usina foi ampliada em 90% em novembro de 2009, passando para os atuais 108,6 milhões de litros/ano. O projeto de aumento de capacidade – também realizado nas unidades de Quixadá (CE) e Montes Claros (MG) – envolveu trabalho conjunto da Petrobras Biocombustível com o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes).

Bahiagás

Na parte da tarde, Gabrielli e o governador da Bahia, Jaques Wagner, assinaram acordo para a ampliação do fornecimento de gás no Estado. A Petrobras e a Bahiagás, distribuidora de gás do Estado da Bahia, iniciam, este mês, o fornecimento de gás natural na região sul do estado. As duas companhias assinaram, nesta segunda-feira (1/3), acordo comercial para atendimento ao mercado de Itabuna. (mais…)



[get this widget]

Read More...
AddThis Social Bookmark Button

Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás  

O jornal Valor Econômico publicou sexta-feira (26/02) reportagens sobre as ações do Programa de Mobilização da Indústria Nacional do Petróleo e Gás Natural (Prominp) e dados sobre os investimentos no setor de energia. Segundo o jornal, a previsão é que o setor de petróleo e gás aumente sua participação no PIB nacional de 10% para 20% nesta década.

Sobre o Prominp, uma das reportagens traz: “Tem como objetivo expandir a capacidade produtiva e melhorar a qualidade de toda a cadeia de petróleo e gás para que indústria nacional tenha a maior participação possível nas compras da estatal.”

Leia as reportagens:

Ações eficientes para toda cadeia de petróleo e gás
Lucro cresce e relações melhoram
Tecnologia e exportações com apoio da Petrobras



[get this widget]

Read More...
AddThis Social Bookmark Button