http://www.isabelcristinapt.com  

Deputada participa de assembléia dos trabalhadores em educação

quarta-feira, 10/03/2010

A deputada Isabel Cristina ato sintepe 10032010 024acompanhou a assembléia dos trabalhadores em educação do Estado na tarde desta quarta-feira, 10 março, realizada às 14 horas, em frente da Assembléia Legislativa de Pernambuco. Durante sua fala, a deputada lamentou o fato do governo de Pernambuco não ter aplicado até o momento a Lei 17.738/2008, que prevê a implantação do piso salarial nacional dos profissionais do magistério e seus reajustes anuais, que deveriam ser concedidos nos meses de janeiro de 2009 e 2010. “Os vários investimentos feitos pelo governo Lula vêm impulsionando a economia nacional e com as parcerias feitas pelo governo do Estado, Pernambuco também vem acompanhando essa onda de desenvolvimento. Infelizmente não percebemos que os trabalhadores em educação vêm sendo beneficiados com esse crescimento. Fico frustrada porque até o momento não tive a oportunidade de votar um Projeto tratando dessa questão”, registrou a deputada.
O ato desta quarta-feira foi organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação – Sintepe, entidade de classe que teve como uma de suas fundadoras a professora e deputada Isabel Cristina. A atividade realizada integra a Campanha Salarial 2010, cuja pauta trata ainda, entre outras coisas, do Plano de Cargos e Carreira (PCC) da classe. Os professores estaduais estão iniciando a campanha mais cedo, por força da Lei Eleitoral 9.504/97, que proíbe qualquer tipo de reajuste ao servidor a partir dos 180 dias que antecedem as eleições. A categoria organiza uma paralisação nacional para o próximo dia 16.

Segundo IPEA, apesar de estudar mais que o homem, mulher ainda faz os serviços domésticos

terça-feira, 9/03/2010

Mulher-trabalho

Do Portal Brasil

Apesar de ocuparem cada vez mais postos no mercado de trabalho, as mulheres ainda são responsáveis pela maior parte dos trabalhos em casa. Esta é uma das conclusões do comunicado n° 40 “Mulheres e trabalhos: avanços e continuidades”, que o Ipea divulga na segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher. O estudo trata, ainda, das desigualdades no mercado de trabalho e nos rendimentos e do papel das políticas públicas de igualdade de gênero.

As mudanças nos arranjos familiares, com mais mulheres chefes de família, o tempo médio de estudo das mulheres, que já é superior ao dos homens, e o percentual crescente de mulheres que entram no mercado de trabalho são algumas das principais mudanças registradas entre 1998 e 2008.

Apesar disso, o comunicado mostra que praticamente nada mudou com relação ao trabalho doméstico no que diz respeito à distribuição dos afazeres entre homens e mulheres. Em vez de uma divisão mais igual no trabalho em casa, há a delegação das tarefas às trabalhadoras domésticas, em sua maioria mulheres e negras.

A divulgação do estudo será feita pela coordenadora de Igualdade de Gênero do Ipea, Natália Fontoura, no auditório do Instituto em Brasília (Setor Bancário Sul, Quadra 1, Edifício Ipea/BNDES). Haverá entrevista coletiva e transmissão ao vivo pelos sites: www.ipea.gov.br e www.agencia.ipea.gov.br.

Fonte: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Dilma: Programas sociais garantiram conquistas às mulheres brasileiras

terça-feira, 9/03/2010

dilmaNa sessão do Congresso Nacional em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta segunda-feira (8), a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou que os programas sociais do governo federal garantiram conquistas para as mulheres brasileiras.

“É importante o fato de ser a mulher quem recebe o Bolsa Família. Ela ganha mais autonomia e condições de proteger seus filhos. Elas têm preferência para ser a titular no programa Minha Casa Minha Vida. A mulher protege seu patrimônio para a família e para si mesma. Temos muito orgulho da Lei Maria da Penha. Agressão covarde não pode ficar impune. O governo Lula não vai retroceder na defesa da Lei Maria da Penha”, disse.

Pré-candidata do PT à Presidência da República nas eleições de outubro, Dilma defendeu que o cargo seja ocupado por uma mulher. “Sempre me perguntam se uma mulher está preparada para ser presidente. O Brasil está preparado para ter uma mulher presidente e as mulheres, em geral, estão preparadas para isso”, afirmou.

“As mulheres são práticas, sensatas e objetivas, isso é indispensável na política. As mulheres são fortes, não se curvam a dor, aguentam sacrifícios e não os temem. E isso é imprescindível se a gente quiser transformar o Brasil”, completou.

Dilma Rousseff lembrou que, na sua carreira, foi sempre a primeira mulher a ocupar determinados cargos públicos. “Fui secretária de Fazenda municipal, primeira-secretária de Energia e Comunicação do Rio Grande do Sul por duas vezes, a primeira ministra de Minas e Energia e a primeira ministra-chefe da Casa Civil.”

Licença-maternidade

A ministra defendeu também a licença-maternidade de seis meses no serviço privado. A determinação já é obrigatória para o serviço público e opcional para empresas privadas que fazem parte do Programa Empresa Cidadã.

“Acatamos a lei da senadora Patrícia Saboya [PDT-CE] que torna obrigatória no serviço público a licença-maternidade de seis meses e lutamos para que as empresas também acatem essa medida”, afirmou.

Dilma contou que será avó em setembro e afirmou que sabe o quanto a maternidade traz de compreensão às mulheres. “Acho lastimável que essa mesma maternidade possa ser usada para desqualificar profissionalmente as mulheres”, acrescentou.

“A luta das mulheres brasileiras na sociedade, na família e no trabalho tem sido secular. Temos plena consciência hoje de que não nascemos para sermos discriminadas. Nascemos para ter os mesmos direitos, oportunidades para receber tratamento igual na vida, na família, na sociedade e no mundo do trabalho, para viver plenamente”, completou.

A proposta de emenda à Constituição que determina a licença-maternidade de seis meses no serviço privado está pronta para votação no plenário da Câmara. A proposta também concede o mesmo período de licença para mulheres que adotarem crianças ou adolescentes.

Fonte: site PT Nacional

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: 100 anos de lutas, vitórias e esperanças

segunda-feira, 8/03/2010

Dia da Mulher blog

Somos cidadãs brasileira. Mulheres, crianças, jovens e idosas.

Mulher nova sem igual em nenhuma parte do mundo. Mulheres capazes de enfrentar desafios de construção de uma nova sociedade sem dominação, sem machismo, sem racismo, criando estratégias de lutas e de sobrevivências que geram alternativas de vida.

Trabalhadoras sábias, ricas com sede de viver felizes. Queremos ser protagonistas de nossa própria história, feita de sangue e luta, mas repleta de conquistas, com trabalho digno, educação, saúde e moradia, com terra para todos, distribuição de riquezas, democratização dos meios de comunicação e com valores políticos, sociais e culturais voltados para o ser humano em todas as dimensões e plenitude.

Queremos ver um mundo onde possamos ter futuro para criar, sonhar, amar, viver e ser felizes.

Parabéns a todas as mulheres!!!

Deputada Isabel Cristina


Nova enquete do blog é sobre a mulher na política e já está no ar. Participe!

segunda-feira, 8/03/2010

Iniciando nesta data que comemora o Dia Internacional da Mulher, o blog pergunta: O que você acha da participação feminina na política pernambucana?

- Excelente, as mulheres estão conquistando cada vez mais espaços.

- Há uma boa participação, mas poderia ser maior.

- Pouco interesse, e no interior a coisa piora.

- Infelizmente a maioria das mulheres está por fora do assunto.

Dê sua opinião. É só clicar em uma das opções e seu voto estará computado.

Reportagem do Dário de Pernambuco destaca vida política de Isabel Cristina

segunda-feira, 8/03/2010

Página DPTranspondo barreiras

Batizada em Petrolina, dias depois de ter nascido em Araçatuba (SP), Isabel Cristina de Oliveira é filha de um encarregado de obras e uma dona de casa. “Meu pai é do Sertão, mas foi tangido pela seca para sobreviver em São Paulo. Voltou logo que pôde”, explica. A história de sofrimento da bisavó africana, contada ao longo dos anos pela família, ficou “internalizada”, segundo relata. “Meu sentimento de buscar justiça e igualdade nasceu daí”, frisa.

Em 2000, Petrolina elegeu sua primeira vice-prefeita. A terra marcada pelo domínio da oligarquia dos Coelho confiou o mandato a uma mulher do PT, negra, pobre. Tudo bem, Isabel Cristina havia chegado ali por meio de uma aliança com Fernando Bezerra Coelho, hoje secretário de Desenvolvimento Econômico do estado. Mas, a coligação, negociada pessoalmente por Lula, em campanha para 2002, foi simbólica: Isabel Cristina se constituíra numa liderança que incomodava os poderosos.

Formada politicamente no sindicato estadual dos professores (Sintepe), Isabel conta que acabou sendo naturalmente levada à política partidária a partir do seu papel na luta em prol da sua categoria profissional. “O PT começou a exigir nossa participação. Acabei me candidatando para a Câmara de Vereadores”, conta. Exerceu dois mandatos consecutivos. Já vice-prefeita, rompeu com Bezerra Coelho e foi convocada por Lula, eleito presidente, para dirigir a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco, em 2002.

“Na Codevasf, a meta era transformar, romper com aquela oligarquia que existia ali como um instrumento forte de poder, dominado por (ex-deputado) Oswaldo Coelho”, diz. “Rompemos com o modelo ‘mega’, de só termos as grandes obras. Passamos a atender as pequenas cidades, que eram esquecidas”, completa.

Primeira suplente na eleição de 2006, foi empossada deputada no início de 2007, com a licença de João da Costa (então secretário de Planejamento Participativo do Recife, hoje prefeito). Em 2008, um câncer de mama inviabilizou sua candidatura à prefeitura de Petrolina. “Estou me tratando, mas estou bem”, diz.

Após três anos, Isabel acaba reconhecendo, do alto de seu 1,75 metro (facilmente acha-se que supera 1,80m), que sua trajetória é carregada de pioneirismo. “Sou a primeira mulher do Sertão do São Francisco a assumir um mandato na Assembleia”. Ela ressalta a diferença do mandato que exerce de outros que vêm “simplesmente apontados”. “O meu foi ganho com dureza, voto a voto, com a conscientização das pessoas. Não tenho poder econômico, sou arrimo de família a vida inteira”, observa a deputada, filha de um encarregado de obras e de uma dona de casa, com 12 irmãos e formada em Agronomia, com licenciatura em Física.


Em Lagoa Grande, novo presidente do PT é empossado e mais um vereador declara apoio a Isabel Cristina

domingo, 7/03/2010

Lagoa grande posse

O novo presidente do Diretório Municipal do PT de Lagoa Grande, Ademar Nonato, tomou posse ontem (6) durante cerimônia realizada na Câmara de Vereadores.

O evento contou com a presença de petistas do município e de cidades vizinhas, como Cabrobó, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Petrolina, esta representada pela deputada Isabel Cristina e a vereadora Cristina Costa.

Ademar afirmou que sua luta pelo social continuará e que não irão faltar projetos para beneficiar a população de Lagoa Grande. O novo presidente elogiou a pré-candidata a presidente da República Dilma Rousseff e fez críticas ao Governo estadual passado.

APOIO – Durante o evento, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Doutor de Iolanda, emocionou a deputada estadual Isabel Cristina ao declarar publicamente seu apoio à parlamentar.

Em discurso acalorado, o vereador afirmou que será “mais um soldado” de Cristina e pretende garantir a ela o status de deputada mais votada no município nas eleições deste ano.

Além de Doutor de Iolanda (PSB), em Lagoa Grande a deputada conta com o apoio dos vereadores Joaquim da Rocinha (PT) e Erasmo Farias.


Isabel Cristina participa de vigília pró-cotas no auditório da Assembléia Legislativa de PE

sexta-feira, 5/03/2010

cristina vigiliaEntidades que defendem a reserva de vagas nas universidades públicas e privadas vêm realizando uma Vigília Pró-cotas no auditório da Assembléia Legislativa de Pernambuco, iniciada nesta quarta-feira, 03 e que deverá se estender até esta sexta-feira, dia 5 de março. Os participantes da vigília, que vem acontecendo em vários estados brasileiros, estão acompanhando simultaneamente a Audiência Pública sobre Políticas de Ação Afirmativa de Reservas de Vagas no Ensino Superior, que estará acontecendo durante estes três dias no Supremo Tribunal Federal, em Brasília.

Favorável à política de cotas, a deputada Isabel Cristina participou da vigília na manhã desta quarta-feira e acompanhou as discussões que vêm sendo realizadas no STF.

A realização da vigília em Pernambuco foi possível graças a um somatório de esforços que envolveu as entidades e ativistas que combatem o preconceito racial e étnico no estado, a deputada Isabel Cristina e o deputado Isaltino Nascimento, ambos do PT. Durante a Audiência Pública no STF estão sendo ouvidos especialistas no tema, representantes de associações, fundações, movimentos sociais e entidades envolvidas com as cotas, que estarão juntos debatendo o assunto e se posicionando contra ou a favor da constitucionalidade da reserva de vagas nas universidades a partir de critérios étnico-raciais.

Após a Audiência, os onze ministros do STF deverão julgar a Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 186, movida pelo senador Demóstenes Torres, do DEM, e outras duas ações com o mesmo teor, ajuizadas pela Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenem). A decisão dos ministros criará jurisprudência sobre a constitucionalidade das ações afirmativas, autorizando ou não, o uso de critérios raciais nos programas de admissão das universidades brasileiras.

Deputada exalta qualidades de Dilma durante o 4° Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores

quinta-feira, 4/03/2010

Congresso 1

Congresso 2

Presente no 4º Congresso Nacional do PT, realizado nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro, em Brasília, a deputada estadual Isabel Cristina destacou as qualidades da ministra-chefe da Casa Civil Dilma Roussef, escolhida por aclamação pelos delegados petistas para disputar a presidência da República.

Membro da corrente majoritária CNB – Construindo um Novo Brasil – Cristina apoiou desde o início a indicação do nome de Dilma Rousseff para a sucessão do presidente Lula e participou com entusiasmo da votação que oficializou o nome da primeira candidata mulher petista a presidente do Brasil.

Logo após os discursos do presidente Lula e da ministra, Isabel comentou a decisão do partido. “Não tenho dúvidas que Dilma tem todas as condições necessárias para que o projeto do Partido dos Trabalhadores, iniciado no primeiro governo Lula, não sofra interrupções. Como mulher, ela estará confirmando as transformações que o país atravessa”, disse.

A parlamentar também destacou a força do 4º Congresso, que também comemorou os 30 anos do partido e empossou o novo Diretório Nacional e o presidente José Eduardo Dutra.

“Este foi o maior congresso do PT e também o maior congresso partidário já realizado no Brasil. Nesses 30 anos de partido este momento histórico só reafirma os princípios e os objetivos para o qual o PT surgiu. Um partido socialista que está construindo um novo Brasil e com certeza saberá apresentar à sociedade brasileira o projeto de continuidade”, afirmou.

A ministra Dilma foi ovacionada por mais de 2.000 pessoas presentes no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, no momento da aclamação do seu nome. Não faltaram entusiasmo e emoção, além de muitas bandeiras, gritos de guerra e jingles entoados em apoio à pré-candidata.

O evento contou também com apresentação de videos sobre a história do partido e a luta dos militantes que combateram a ditadura militar no Brasil. O material está disponível no site do PT, www.pt.org.br.



[get this widget]

AddThis Social Bookmark Button

0 comentários

Postar um comentário